Cultura UJC e Fundação Moreira Chonguiça firmam parceria para diplomacia cultural

UJC e Fundação Moreira Chonguiça firmam parceria para diplomacia cultural

A Universidade Joaquim Chissano (UJC) e a Fundação Moreira Chonguiça formalizaram recentemente um Memorando de Entendimento com o objectivo de implementar um programa de formação em diplomacia cultural. 

O acordo foi assinado pelo Magnífico Reitor da UJC, Prof. Doutor João Gabriel de Barros, e pelo Presidente da Fundação, Moreira William Chonguiça.

O memorando prevê a criação de um museu dedicado à promoção da diplomacia cultural de Moçambique, onde serão expostos variados artigos nacionais que reflitam a diversidade cultural do país. Este espaço servirá como um importante ponto de referência para a divulgação da riqueza cultural moçambicana.

Moreira Chonguiça afirmou que esta parceria representa uma oportunidade significativa para os governos distritais, provinciais e centrais. Os mesmos, como agentes primários da diplomacia cultural e do nation-branding, poderão beneficiar das iniciativas a serem implementadas. “Através da Fundação e da Universidade, serão realizados estudos e recolha de informações necessárias para a produção de materiais pertinentes. A nossa equipa vastamente capacitada colaborará com a UJC na realização deste acordo”, disse Chonguiça.

O Prof. Doutor João Gabriel de Barros também destacou a importância do memorando, evidenciando a vontade de realizar diversas actividades, entre as quais a criação de um Museu da diplomacia cultural e o desenho de programas de formação para agentes do Estado, representantes do sector privado, académicos e organizações da sociedade civil.

Recomendado para si:  Comemorações do Gwaza Muthini canceladas em solidariedade às vítimas de inundações

Adicionalmente, a UJC planeia organizar conferências e colóquios que visem potenciar os moçambicanos na capacidade de recontar a sua própria história, atraindo investimento estrangeiro e melhorando a reputação internacional de Moçambique.

O acordo representa, assim, um passo significativo para a valorização e promoção da cultura moçambicana a nível global.

Destaques da semana