Os dois guindastes encomendados pela Cornelder de Moçambique, a sociedade gestora do porto da Beira, à empresa finlandesa Konecranes estão já em funcionamento no terminal de contentores, informou a empresa em comunicado divulgado em Hyvinkää.
Encomendados em Dezembro de 2011, estes dois guindastes dispõem de uma lança com um alcance de 40 metros e aceitam uma carga máxima de 65 toneladas, podem funcionar com controlo remoto e estão ainda ligados sem fios à oficina de manutenção.
A Cornelder de Moçambique é uma parceria entre a estatal Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique e a Cornelder Holdings, grupo com sede em Roterdão, Países Baixos, que tem gerido os terminais de contentores e de carga geral do porto da Beira desde 1998.
A Konecranes é uma empresa constituída há mais de 80 anos que se especializou na produção de equipamento de elevação, dispondo de uma base de clientes diversificada, que inclui o sector industrial, estaleiros navais, portos e terminais portuários.
RM