Sociedade Saúde Estudante corria risco de cegueira: Natércia será submetida à 2ª intervenção cirurgia

Estudante corria risco de cegueira: Natércia será submetida à 2ª intervenção cirurgia

A córnea é a parte transparente e protectora do olho que permite a entrada da luz.

A intervenção cirúrgica será realizada gratuitamente na Clínica Rementeria de Madrid, Espanha, segundo informações prestadas numa conferência de imprensa realizada há dias na ECA com o objectivo de dar a conhecer o ponto de situação da primeira fase da intervenção cirúrgica à vista daquela discente.

O primeiro transplante foi feito no olho esquerdo em Agosto do ano passado, graças a uma campanha de angariação de fundos levada a cabo por colegas e professores da Natércia na Escola de Comunicação e Artes da UEM. O movimento “Juntos pela Visão da Natércia” conseguiu então apoios em passagens áreas, alojamento e operação grátis naquela mesma clínica.

Estudante corria risco de cegueira: Natércia será submetida à 2ª intervenção cirurgia

A situação da estudante antes da primeira intervenção cirúrgica era bastante crítica, sendo que ela estava a perder a visão de forma bastante acelerada, facto que sensibilizou os colegas da turma do 3º Ano de Jornalismo. Estes juntaram-se e promoveram a campanha a seu favor.

Natércia Lázaro disse ao nosso Jornal que a operação superou as expectativas. “Antes eu via um nublado e o olho fazia muita comichão, não conseguia ver as pessoas à distância. Atravessava a estrada com muitas dificuldades, o mesmo acontecendo em relação à leitura”, lembrou-se a jovem estudante.

Natércia já não acreditava mais no futuro. “Vivia sem muita esperança, pois a qualquer momento seria obrigada a abandonar a universidade por causa da cegueira. Agora já consigo ver bem com o olho operado”, sublinhou Natércia.

Jornal Noticias