Sociedade Educação Distância leva à desistência de alunos em Machanga

Distância leva à desistência de alunos em Machanga

Este facto foi apresentado recentemente por residentes daquele povoado num breve encontro com a administradora do distrito de Machanga, Ana Matiquite, aquando da sua visita àquela região insular do posto administrativo de Divinhe, no âmbito do acompanhamento das actividades do Governo distrital.

Segundo aqueles residentes, a maior parte dos graduados da 5ª classe são menores de idade e não conseguem percorrer longos quilómetros que separam aquele povoado de Divinhe, bem como da sede da localidade de Buenhe, onde existe uma EPC, sendo que em ambos os casos é necessário o uso de transporte marítimo, no caso vertente de canoas ou pequenas embarcações a motor, vulgo ‘’chatas’’.

Este não é o único problema que apoquenta a população do povoado de Cungosso. Segundo apontaram, a falta de enfermeiras para o atendimento aos Serviços Materno Infantil (SMI) constrange sobremaneira aqueles serviços tendo em conta que devido a razões culturais muitas mulheres acabam dando à luz a caminho da sede da localidade por receio de serem assistidas por enfermeiros, no centro de saúde local.

Distância leva à desistência de alunos em Machanga

Reagindo a estas preocupações, a administradora de Machanga, Ana Matiquite disse ter acolhido os problemas apresentados com muita preocupação, tendo explicado que qualquer construção, sobretudo de uma infra-estrutura pública passa necessariamente por uma planificação.

Recomendado para si:  Militar das FADM detido em Nampula por suspeita de roubo de cabos eléctricos

Segundo a fonte, o distrito de Machanga está incluído dentro de um projecto do Ministério da Educação, denominado “construção acelerada”, o que já contempla para o próximo ano a construção de uma escola convencional em Cungosso, que vai leccionar de 6ª a 7ª classes para absorver os graduados da 5ªclasse.

“Os problemas de Cungosso também são nossos problemas. Efectivamente, há muitos graduados da 5ªclasse que não conseguem ir a Buenhe nem a Divinhe, mas com a concretização do projecto previsto para o ano que vem, certamente que teremos o problema resolvido, visto que todos os graduados serão absorvidos localmente’’- disse Matiquite.

Em relação à falta de enfermeiras, sobretudo do SMI, a administradora de Machanga garantiu que até finais do corrente mês de Maio, o centro de saúde local terá mais dois enfermeiros entre os quais uma enfermeira que vai atender particularmente as parturientes daquela região, que possui 2670 habitantes.

Jornal Noticias