A título de exemplo, das 121.423 provas realizadas no curso nocturno de todas as disciplinas da 12ª classe, em 192 escolas secundárias que ministram esta classe, apenas 29,5 por cento obteve nota superior a 9,5 valores. Os 121.423 testes realizados passado no curso nocturno, equivalem a 34,6 por cento do total das provas dos últimos exames a nível nacional, ou seja, de 350.451 testes feitos nos cursos diurno e nocturno.
Dos 121.423 estudantes que realizaram os exames do curso nocturno da 12ª classe, 52741 tiveram notas abaixo de 7,5 valores, enquanto que 29037 tiveram entre 7,5 a 9,5 valores.
Estas notas diferem substancialmente do curso diurno, onde dos 208.536 que prestaram as exame, o correspondente a 59,5 por cento de total dos testes, 69288 tiveram notas abaixo de 7,5 valores, 51918 obtiveram notas que variam de 7,5 a 9,5 valores, enquanto que 87330 conseguiram ter acima de 9,5 valores.
Ainda no curso nocturno, um total de 7469 alunos prestaram provas de Biologia apenas 14,2 por cento obteve positiva. Na disciplina de Física foram 6573 alunos examinandos e apenas 5,8 por cento com notas positivas, enquanto que na disciplina de Francês dos 6204 examinandos, apenas 8,6 por cento obteve nota positiva. Para as disciplinas de Geografia e História realizaram testes 12251 e 10346 alunos, respectivamente, e 10,6 e 16,7 é que lograram ter positivas. Para Matemática-Ciências e Matemática-Letras, 5051 e 5703 prestaram provas e os resultados não foram positivos, ou seja, situaram-se em 7,2 e 8,8 por cento de aproveitamento positivo. Dos 22278 e 16370 que realizaram exames de Português e Filosofia, apenas 19,3 e 7,7 é que lograram obter notas positivas. Para as disciplinas de Inglês e Química, onde foram submetidos a exames 22865 e 6313 alunos, respectivamente, apenas 8,6 e 5,2 dos alunos é que conseguiu ter positiva.
Dados fornecidos por fonte autorizada do MINED indicam que um total de 350.451 estudantes realizou exames finais da 12ª classe, das 11 disciplinas, na 1ª época de 2012. Em geral, os resultados dos exames são maus. Apenas 38,3 por cento do total de exames feitos (nocturno e diurno) foram classificados com uma nota superior a 9,5 valores, 37,2 por cento dos exames foi classificado com uma nota inferior a 7,5 valores e 24,5 por cento com uma nota entre 7,5 e 9,5 valores. A percentagem de negativas é de 61,7 por cento.
Dúvidas são levantadas sobre as perguntas formuladas nos exames, se realmente os estudantes estudaram ou porque não as responderam correctamente porque tenham havido aspectos dos programas de ensino que não foram leccionados adequadamente. Aliás, o MINED está a estudar a possibilidade de reformar o curso nocturno visto que um estudo preliminar feito pela Inspecção-Geral do sector revelou que não raras vezes e devido à insegurança predominante nalgumas escolas, os alunos e professores vêem-se obrigados a faltar à escola ou mesmo abandonar mais cedo as salas de aula por temer deparar-se com os malfeitores.
Por outro lado, porque muitas escolas não possuem guardas ou agentes de segurança, pessoas de má-fé têm estado a se aproveitar disso para semear pânico nos estabelecimentos de ensino, inviabilizando o processo lectivo e ameaçando a integridade física da comunidade estudantil. Os problemas decorrentes das acções de vandalismo protagonizadas por marginais em algumas escolas que leccionam o curso nocturno, a sabotarem suas infra-estruturas educacionais, onde os amigos do alheio ameaçam a integridade física dos docentes, alunos e funcionários, obrigam o Ministério da Educação a reformular as suas políticas para com este tipo de ensino.
O pelouro está ciente de que estas e outras anomalias estão a contribuir para a má imagem deste modelo de ensino e por sinal para o sistemático baixo aproveitamento pedagógico.