Nacional Tete – Governo expande electrificação rural

Tete – Governo expande electrificação rural

O Director Provincial dos Recursos Minerais e Energia, Manuel José Sithole, referiu que concluído que foi a electrificação de todas as sedes distritais e algumas sedes dos postos administrativos, localidades e povoados ao longo dos últimos quatro anos as atenções, doravante, estão viradas para outras áreas habitacionais no meio rural que ainda não se beneficiam deste recurso.

Neste contexto, as sedes dos postos administrativos de Muze, no distrito de Zumbu, e de Malowera, em Marávia e na Vila Mualadzi, em Chifunde, foram projectos-piloto na electrificação, usando-se a tecnologia de sistemas fotovoltáicos. Os referidos sistemas encontram-se, neste momento, em avançado estado de degradação devido à falta de acessórios, vandalização e má gestão.

“Uma equipa técnica vai se deslocar, brevemente, a estas regiões para um levantamento físico das avarias existentes para posterior reparação dos sistemas” – disse Manuel Sithole que acrescentou que estão desenhados, para estes dois anos, entre outros pormenores, a construção de mini-hídricas para a produção de energia eléctrica nos rios com curso permanente de água e a utilização de energia solar para a produção de energia eléctrica, vulgo sistema fotovoltaico.

Quanto ao uso de sistemas isolados (grupos geradores), devido à onerosidade da sua operacionalização em resultado dos elevados custos de gasóleo, o governo provincial tem, desde há algum tempo a esta parte, acautelado a electrificação rural recorrendo àquela tecnologia.

Tete - Governo expande electrificação rural

“Neste momento apenas temos grupos geradores nas sedes dos postos administrativos de Dôa e Inhangoma, no distrito de Mutarara, que, entretanto, não funcionam com a regularidade necessária devido à crise financeira para aquisição do diesel” – referiu Sithole.

Entretanto, o governo provincial está, por outro lado, empenhado na mobilização de meios financeiros para a execução do programa de electrificação, através da rede nacional de energia às vilas fronteiriças da província de Tete.

De referir que os postos fronteiriços de Cuchamano, Mecumbura e Zóbuè beneficiam de energia eléctrica fornecida pelo Zimbabwe e o Malawi no âmbito dos acordos assinados entre o governo moçambicano e daqueles países vizinhos.

O director provincial dos Recursos Minerais e Energia em Tete, revelou que o governo priorizou a electrificação com a energia da rede nacional as futuras sedes distritais de Marara e Dôa que passaram, recentemente, de postos administrativos para a categoria de distritos.

Para este ano, a empresa Electricidade de Moçambique (EDM), planificou a reabilitação de cinco quilómetros da rede de média tensão (RMT) da Subestação de Matambo à cidade de Tete para o melhoramento de qualidade e fiabilidade do fornecimento de energia aos consumidores do município da capital provincial e distrito de Changara.

“Vamos reabilitar 20 quilómetros de linha de média tensão de 33KV, no troço cidade de Tete/Vila de Moatize assim como outros 10 quilómetros de Tete/Boroma, acção que visa o melhoramento de fiabilidade de fornecimento de energia eléctrica a estas regiões” – disse o Director Provincial dos Recursos Minerais e Energia em Tete, Manuel Sithole.