A acção enquadra-se na responsabilidade social daquela unidade sanitária privada e nas comemorações da semana do Glaucoma, que se celebra de 10 a 16 do mês em curso. Glaucoma é a designação genérica de um grupo de doenças que atingem o nervo óptico e pode levar à cegueira.
A directora clínica de Dr. Agarwal`s Eye Hospital, Amélia Buque disse que a campanha consiste no diagnóstico dos problemas relacionados com a vista, podendo os pais ou encarregados de educação encaminhar os seus filhos ou educandos para qualquer unidade sanitária.
“Nós não obrigamos os doentes para fazerem as consultas no nosso hospital. Eles podem ir a qualquer unidade mas damos uma guia do nosso hospital”, disse Buque, acrescentando que os petizes antes de irem à escola precisam saber o estado da sua vista.
A vantagem do rastreio é que a família pode descobrir mais cedo os problemas de visão dos seus filhos e não só.
Ela precisou que o principal objectivo da campanha é ajudar os cidadãos a diagnosticar doenças relacionadas com a visão porque o hospital está preocupado com a saúde pública no seio das comunidades.
Falando a nossa fonte, Amélia Buque disse que a campanha de rastreio de problemas da visão poderá se estender a outras instituições públicas e privadas e para a comunidade em geral.
O Dr. Agarwal`s Eye Hospital é uma unidade sanitária privada e assim foi baptizada em homenagem ao seu fundador o Dr. Agarwal`s que com a sua esposa se dedicou à área de oftalmogolia, ajudando os mais necessitados.
Aos poucos, o hospital foi crescendo e actualmente conta com 53 hospitais na Índia e sete em África, incluindo Moçambique desde o ano passado.