Sociedade Cidade da Beira: Chiveve vai reabrir modernizado

Cidade da Beira: Chiveve vai reabrir modernizado

Conforme explicou chefe da equipa dos consultores Consulting Engineers Sazgitter Gmbh (CES), Michael Simon, o rio Chiveve será navegável para questões turísticas. Disse ainda que o trabalho a ser executado servirá igualmente para conter efeitos de duas dimensões, designadamente contra efeitos das inundações das águas pluviais e marés altas.

Tal projecto que tem em vista a diminuição da erosão costeira que ameaça a urbe sofreu algumas alterações prevendo-se que ao longo dos cerca de oito quilómetros da sua extensão sejam montadas comportas de forma a controlar as aguas dos marés.

Cidade da Beira: Chiveve vai reabrir modernizado

O presidente do Conselho Municipal da Beira, Daviz Simango, falou dos três cenários lançados pelos consultores no âmbito da abertura daquele canal, sendo o primeiro que consiste em reabrir e ligar o rio Chiveve ao desaguadouro das Palmeiras, no bairro do mesmo nome, enquanto o segundo prevê a construção de uma bacia de retenção das águas que estará ligada ao referido rio e, por fim, o modelo equaciona a ligação do rio Chiveve até junto do campo de golfe, sendo este último o aprovado nesta primeira fase da apresentação do estudo.

Daviz Simango referiu que tal projecto é resultado de um contributo para a segurança da urbe e ainda para atracção de investimentos. “ A nossa cidade é de riscos, mas pensamos que devemos fazer algo, parece que é uma das raras cidades de África que tem um grande desnível de maré alta e maré baixa e que seja atractivo ao investimento”, disse.

O projecto de reabertura do canal do Chiveve vai custar 13 milhões de euros e será financiado pelo banco alemão KFW. A execução das obras, cujo arranque está previsto para Outubro próximo, estará a cargo de uma empresa a ser escolhida num concurso internacional.