Zambézia  - Inaugurado Centro de Tecnologias
O centro vai proporcionar à população local oportunidade de acesso às novas tecnologias, beneficiando para o efeito de diferentes acções de capacitação técnica.

Falando na ocasião, Louis Augusto Pelembe disse que o estabelecimento da Vila de Milénio de Malua insere-se no processo de implementação do Movimento Nacional das Vilas do Milénio, programa que é desenvolvido pelo Governo através do MCT desde 2006 com apoio de parceiros, tendo como objectivo principal a erradicação da pobreza no seio das comunidades e a criação de condições para o bem-estar e prosperidade das populações.

O ministro da Ciência e Tecnologia disse ainda que a Vila do Milénio é por excelência um espaço associativo em que os membros da comunidade a vários níveis discutem sobre os problemas que afectam o seu desenvolvimento, identificam e partilham experiências ou soluções que implementadas em conjunto e de forma concertada contribuem para a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade.

Augusto Pelembe, que trabalhou na província da Zambézia entre os dias 23 e 25 do último mês, afirmou ter registado com muito apreço a mensagem do Comité de Desenvolvimento Local que claramente espelha as grandes realizações resultantes do trabalho desenvolvido pelos membros da comunidade de Malua nas áreas de agricultura, saúde, educação, água e saneamento, HIV/SIDA e género, entre outras.

Ainda em Malua, o timoneiro do MCT visitou o Centro de Saúde local reabilitado e apetrechado pelo Programa Nacional Vilas do Milénio, no quadro do programa de melhoria da saúde materna infantil.

Louis Augusto Pelembe orientou também um encontro de balanço das actividades desenvolvidas pela Delegação Provincial de Ciência e Tecnologia da Zambézia, onde destacou a importância do conhecimento científico e tecnológico para o desenvolvimento social e económico do país, e em particular da província da Zambézia.

Visitou igualmente três inovadores baseados na cidade de Quelimane, nomeadamente Salé Gulamo Mussage, Milton Manuel de Gussule e Timóteo Francisco Castiano, inovadores de máquina de produção de blocos estabilizados, bicicleta táxi e “Take Away” móvel e emissor da rádio denominado Rádio Zambeze, respectivamente.

De referir que o Programa Vilas do Milénio está em implementação em Chibuto e Lionde, na província de Gaza, Itoculo e Lumbo, em Nampula, e Malua, na Zambézia, contando com apoio financeiro do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD), do Japão e Portugal, e Chitima, na província de Tete, com o financiamento da Hidroeléctrica de Cahora Bassa.