Politica Partido Frelimo exalta desempenho do governo de Nampula

Partido Frelimo exalta desempenho do governo de Nampula

Partido Frelimo exalta desempenho do governo de Nampula

O balanço do desempenho do governo relativamente ao exercício social e económico do ano transacto foi feito durante a segunda sessão ordinária do comité provincial do partido Frelimo naquela parcela cujos trabalhos encerraram sábado. Na circunstância os participantes realçaram o trabalho realizado pelo executivo liderado por Cidália Chauque sobretudo na promoção do ordenamento territorial que esta a dar lugar a edificação de habitações de baixo custo, e melhoramento do saneamento do meio através da construção de latrinas melhoradas com custos suportáveis para famílias de baixa renda.

A província de Nampula considerada a mais populosa com cerca de cinco milhões de habitantes, regista um baixo nível de cobertura de abastecimento de água. Ate 2010 cerca de 35 por cento da população e que tinha acesso a água potável índice que subiu para os actuais 52,6 por cento sucesso que se reflecte no facto da região não ter registado casos de cólera nos últimos dois anos.

Na sessão do comité provincial do partido no poder que contou com a liderança de José Pacheco na qualidade de chefe da brigada central e membro da comissão política da Frelimo entre outros quadros seniores daquela formação política, foram analisados outros aspectos que constavam da agenda de trabalhos com destaque o relatório de desempenho dos deputados bancada maioritária na Assembleia da Republica pelo circulo eleitoral de Nampula o qual recebeu nota positiva em razão do empenho dos parlamentares na fiscalização da acção governativa na província.

Recomendado para si:  Ministro da Saúde alerta para urgência de reformas no Sistema Nacional de Saúde

Apreciação idêntica foi feita em relação ao relatório da bancada da Frelimo na assembleia provincial em Nampula, sendo um dos argumentos o seguimento que os membros daquele órgão tem prestado aos aspectos relacionados com a implementação do plano económico e social ao nível local.

No final da sessão em que tomaram parte todos administradores distritais, presidentes dos conselhos e assembleias municipais das cinco vilas e cidades, deputados da A.R e membros do comité central residentes, foi contabilizado um montante estimado em 160.860 meticais resultante da contribuição daqueles e convidados o qual será hoje canalizado a delegação provincial do instituto nacional de gestão de calamidades para apoio as vítimas das cheias e inundações na província e no pais em geral.

Os secretariados distritais do partido contribuíram para minimizar o sofrimento das vítimas das calamidades naturais com um valor total de 32.042 meticais, incluindo artigos de vestuário e de uso corrente fruto da contribuição dos membros daquele órgão e simpatizantes do partido Frelimo.