Sociedade Transportes Avaria da báscula de Dondo concorre para a degradação da EN6

Avaria da báscula de Dondo concorre para a degradação da EN6

A avaria da báscula no Dondo, em Sofala, situação que não permite o controlo do peso da carga de viaturas que circulam ao longo da Estrada Nacional Número 6 (EN6), está a acentuar a degradação daquela via.
Avaria da báscula de Dondo concorre para a degradação da EN6

Estima-se em dois mil o número de veículos pesados e cerca de mil ligeiros que diariamente usam aquela estrada que liga a cidade portuária da Beira e a vila fronteiriça de Machipanda, servindo a países do “hinterland” como o Zimbabwe, a Zâmbia, o Malawi e a República Democrática de Congo.

Com efeito, os camiões circulam na via com excesso de carga e as autoridades da área assistem impotentes ao cenário. O Governo reconhece que o trânsito está sem controlo, resultando mesmo numa autêntica anarquia.

A delegada da Administração Nacional de Estradas (ANE) em Sofala, Irene Simões, considera haver até um certo oportunismo por parte de alguns transportadores desonestos que deliberadamente movimentam carga em excesso nas viaturas de grande tonelagem.

Falando há dias à Reportagem da nossa Delegação da Beira, a fonte anunciou que o Governo acaba de adquirir uma nova báscula para a EN6, no Dondo, mas problemas técnicos dificultam ainda a sua instalação.

Trata-se, conforme apurámos, de um equipamento moderno integrado num projecto de âmbito nacional que, essencialmente, visa actualizar as principais rodovias do país com unidades do controlo de peso nas viaturas.

Enquanto a nova báscula não é montada, conforme referiu Irene Simões, para disciplinar os prevaricadores seria necessário uma báscula móvel. Entretanto, não há fundos para viabilizar a esta intenção.