Sociedade Serviço Militar – A meta é recensear 160 mil mancebos

Serviço Militar – A meta é recensear 160 mil mancebos

Rece17.jpg
Trata-se de jovens de ambos os sexos, nascidos em 1995, bem como aqueles que não puderam regularizar a sua situação militar em ocasiões anteriores, desde que a sua idade não ultrapasse os 35 anos.

A meta estabelecida para este ano assemelha-se à do ano passado, tendo neste período sido registados em todo o país 198.521 jovens de ambos os sexos, o que representou um crescimento na ordem dos 24,7 porcento em relação a meta previamente estabelecida.

Para a presente campanha, o Ministério da Defesa Nacional reitera os apelos para que os jovens abrangidos se dirijam aos centros de recenseamento, a fim de regularizarem a sua situação, sob o risco de se até ao último dia da operação não se apresentarem serem considerados faltosos e, por essa via, estarem sujeitos a sanções nos termos da lei.

No seu apelo, o Ministério da Defesa Nacional explica que os jovens devem ter sempre presente que o recenseamento militar constitui uma porta para a afirmação patriótica ao serviço da defesa da pátria.

Recomendado para si:  Defesa de Artimiza Magaia pretende recorrer da sentença de difamação

Igualmente, regularizar a situação militar contribui para que a base de dados da reserva territorial para a defesa de Moçambique seja visualizada com mais precisão.

O Ministério da Defesa Nacional entende que tudo o que é feito em Moçambique deve ser com tranquilidade e estabilidade e é contributo significativo de jovens que dia e noite, nas fileiras das Forcas Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) garantem a paz, defendem a soberania e a integridade territorial.

Este facto torna-se premente, sobretudo numa altura em que os apetites sobre o país se acumulam: país com acesso ao mar; com portos e linhas férreas e com mares praias maravilhosas; rios; recursos marinhos e faunísticos, florestas abundantes de todo o tipo de espécies animais, o virgem subsolo em descoberta, a energia e as infra-estruturas chamam a atenção de muitos sendo assim importante manter e consolidar a prontidão combativa das FADM.