Sociedade Rio Tinto robustece negócios com nacionais

Rio Tinto robustece negócios com nacionais

Rio Tinto robustece negócios com nacionais
O montante representa um incremento de cerca de 8 porcento comparado com os gastos do ano anterior. Em 2011, a Rio Tinto, que está empenhada em contribuir para o desenvolvimento social, económico e institucional de Moçambique, gastou cerca de 231 milhões de dólares em negócios com fornecedores locais.

A RTCM possui, na cidade de Tete, um centro de negócios cujo intuito é garantir que Pequenas e Médias Empresas (PME’s) locais beneficiem das oportunidades de negócio proporcionadas pela companhia. O centro, que opera desde Agosto de 2012, registou até Dezembro de 2012, mais de 150 empresas interessadas em fazer negócios com a companhia.

O Centro de Negócios possui um espaço onde os fornecedores podem, por um lado, apresentar os seus produtos e serviços à Rio Tinto e, por outro, informar-se sobre as necessidades da empresa. O centro presta ainda auxílio no registo dos fornecedores, no sistema de aquisições da Rio Tinto, providenciando, igualmente, ferramentas para o estabelecimento de empresas em áreas com boas oportunidades de negócio.

A RTCM projecta, para este ano, o desenvolvimento de uma cadeia de valor maioritariamente constituída por empresas locais, em particular de Tete. Em parceria com diversas instituições nacionais, o Centro de Negócios vai estabelecer, ainda no primeiro trimestre deste ano, uma agenda anual de iniciativas empresariais, com o objectivo de alcançar um melhor entendimento sobre o empresariado local e promover uma maior interacção entre a RTCM e as PME’s.

Recomendado para si:  Governo de Inhambane impede arranque da exploração de areias pesadas em Jangamo

O Centro de Negócios vai, a curto-médio prazos, prover a todos os interessados informação mais sistematizada sobre, entre outros, as demandas da RTCM e futuros concursos, e vai igualmente identificar oportunidades para os negócios locais. No caso de existirem fraquezas na capacidade, programas direccionados vão ser conjuntamente desenvolvidos com parceiros estratégicos para integrar os negócios locais na cadeia de valores da RTCM.

De referir que a Rio Tinto é um grupo internacional do sector de mineração com sede no Reino Unido, que combina a Rio Tinto plc, uma empresa cotada na Bolsa de Londres e de Nova Iorque, e a Rio Tinto Limited, que está cotada na Bolsa de Valores da Austrália (Australian Securities Exchange).

O negócio da Rio Tinto envolve a descoberta, mineração e processamento de recursos minerais. Os principais produtos são alumínio, cobre, diamantes, energia (carvão e urânio), ouro, minerais industriais (bórax, dióxido de titânio e sal) e minério de ferro. A Rio Tinto está em actividade por todo o mundo, mas está fortemente representada na Austrália e América do Norte, com negócios significativos na América do Sul, Ásia, Europa e África Austral.