Sociedade Próximo domingo em Maputo: Cortes de energias visam melhorar a qualidade

Próximo domingo em Maputo: Cortes de energias visam melhorar a qualidade

Próximo domingo em Maputo: Cortes de energias visam melhorar a qualidade
Pelo corte serão afectados os bairros de Polana-Caniço, Sommerschield, Triunfo, Costa do Sol, Chiango, Coop, Malhangalene e Maxaquene, numa medida que tem como fim último garantir aos consumidores corrente de boa qualidade.

De acordo com Alberto Banze, porta-voz da Electricidade de Moçambique (EDM), os danos decorrentes da limitação da distribuição da corrente eléctrica num domingo são inferiores se comparados com os que podem surgir nos demais dias.

Ademais, com a medida a empresa irá restabelecer o funcionamento pleno da subestação, distribuindo aos consumidores, por conseguinte, energia em potência e qualidade adequada para as suas necessidades.

Presentemente, os bairros referidos são alimentados por vias alternativas, facto que concorre para fraca qualidade energética.

“Dependendo do trabalho que iremos realizar no domingo vamos anunciar novos cortes. Porém, por enquanto não podemos dizer para quando vamos fazer novas restrições. O ideal é realizar tudo aos domingos”, disse o porta-voz.

A subestação nº 5 está em obras na sequência de um incêndio de grandes proporções registado em Março do ano passado e que danificou os painéis, transformadores e outro equipamento.

Recomendado para si:  Cabo Delgado à beira de novo recorde de violência, alertam as Nações Unidas

Neste contexto, a EDM investiu 100 milhões de meticais para a reabilitação, ampliação e colocação de 24 novos painéis com 32 Megawatts cada, um transformador de 20 Megawatts, novos circuitos de controlo, só para citar exemplos.

O novo equipamento é considerado de alta qualidade e moderno. A título de exemplo, os novos painéis são digitais enquanto os anteriores eram mecânicos. O seu manuseamento é simplificado e tem uma longevidade média de 30 anos.

“Com o novo equipamento estamos seguros de que já não haverá oscilações de corrente eléctrica naqueles bairros pois a mesma será de boa qualidade”, disse Banze.

Porém, durante o período do corte as linhas estarão em tensão. Assim sendo, os consumidores devem considerar as suas instalações como estando em tensão, o que recomenda uma maior cautela, sobretudo ao nível domiciliário uma vez que a qualquer momento a luz pode ser restabelecida.