No dialogo com os afectados, aquele dirigente juvenil manifestou a solidariedade da OJM e sensibilizou-os no sentido de observarem todos os cuidados de higiene e saúde por forma a evitar a eclosão de doença. Instou-os também no sentido de se manterem unidos e prestarem toda a colaboração as equipes de socorro, pedindo aos jovens para que Exortou ajudem na orientação das crianças e dos idosos.
Basilio Muhate juntou-se ao grupo de voluntários da OJM que procederam a entrega de diverso material para a construção de latrinas, assim como de redes mosquiteiras nos centros de reassentamento.
Na provincia de Gaza, a OJM apoiou no resgate de mais de 5000 pessoas em Chokwe, Chibuto e na cidade de Xai-Xai, estando neste momento a desempenhar um papel importante no saneamento do meio nas zonas de reassentamento, assim como na sensibilização das populações para os cuidados de saúde a serem observados nos centros.
Enquanto isso, na cidade de Maputo, os esforços de solidariedade da Organização da Juventude Moçambicana continuam, tendo sido entregues as autoridades cerca de 1000 pares de chinelos, 2500 pecas de vestuário, 300 quites de material escolar completo, 1000 redes mosquiteiras, 20 chapas de zinco, bens alimentícios diversos. As acções de angariação de apoio continuam e vão sendo encaminhadas ao INGC a medida que chegam a OJM.