Neves Xavier, director da Electricidade de Moçambique (EDM), a nível daquela parcela do país, revelou que a sua empresa irá colocar mais equipas de piquete de modo a responder, prontamente, a todas as solicitações dos cidadãos.
No mesmo quadro, a EDM vai aumentar de seis linhas telefónicas para 15 números para que os clientes possam ser atendidos sempre que for necessário.
A Águas da Região de Maputo irá distribuir mais água potável para os cidadãos. E, para fazer face a eventuais limitações no fornecimento do “precioso líquido”, a partir do dia 23 de Dezembro haverá mais pessoal a prestar serviços aos cidadãos.
Os Serviços de Mercados e Feiras juntam-se, por seu turno, aos esforços planificados para que os maputenses venham a ter festas tranquilas e sem especulação de preços. É assim que foram adquiridas 18 novas balanças para pesagem de diversos produtos. As mesmas serão colocadas nos mercados municipais, sobretudo naqueles em que têm sido levantados problemas relacionados com viciação daqueles instrumentos.
No mesmo esforço, mais fiscais irão circular nos mercados com a missão de controlar a especulação de preços e outros esquemas fraudulentos utilizados pelos vendedores desonestos para prejudicar os consumidores.
Durante as festas haverá um horário especial. Assim sendo, os operadores comerciais deverão solicitar a necessária autorização junto da Direcção de Trabalho da Cidade de Maputo. Porém, chamou-se a atenção para o pagamento do período adicional em que os trabalhadores irão trabalhar.
O plano que se deve seguir, de acordo com Lucília Hama, visa desactivar e penalizar todos actos ilegais que possam manchar as festas.
“Queremos que a população da cidade de Maputo passe as festas alegre e sem complicações. Aquele que tem pouco dinheiro deve ser capaz de comprar produtos à altura das suas capacidades, sem ser enganado”, apelou a governadora.
Por outro lado, voltou a destacar a importância da ornamentação dos estabelecimentos comerciais, bem como a observância de higiene dos mercados.
“Apelamos para que os salários sejam pagos com antecedência, pois isso vai facilitar compras e organização da nossa população”, destacou Lucília Hama.
De um modo geral, os preparativos para as festas do Natal e do Ano Novo estão a decorrer dentro da normalidade, segundo garantiu o director da Indústria e Comércio da Cidade de Maputo, Porfírio da Silva Reis. Cerca de 80 por cento dos produtos importados já se encontram no mercado, havendo certeza de que o remanescente irá chegar antes do dia 25 de Dezembro.
A PRM assegurou ontem que vai reforçar as medidas de controlo na via pública e tomar medidas coercivas para todos que se fizerem à via pública embriagados. Todas as forças policiais serão accionadas para a manutenção da ordem, segurança e tranquilidade pública. Para efeitos de denúncias, estão disponíveis linhas telefónicas nomeadamente, 112 ou 119; 800222222; 828002222 e 848002222.