Sociedade Meio Ambiente Moçambique: Chuva na transição do ano

Moçambique: Chuva na transição do ano

chuva chapeca.jpg

O país poderá experimentar, a partir da noite de hoje até dia dois de Janeiro, chuvas moderadas acompanhadas, nalguns casos, de trovoadas resultante das altas temperaturas que têm vindo a se registar.

A informação foi dada a conhecer, ontem, pelo meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), Flávio Monjane, avançando que as temperaturas máximas poderão variar entre 27 e 37 graus Célsius, sendo bastante altas de dia e arrefecimento à madrugada.

“Na zona norte do país prevê-se tempo quente e húmido, com períodos de aguaceiros ou chuvas fracas, podendo ocorrer em regime moderado nos distritos nortenhos das províncias de Cabo Delgado e Niassa a partir de hoje e durante os dias 1 e 2 de Janeiro de 2013”, explicou Monjane em declarações ao jornal Notícias de Maputo.

Na região centro, há probabilidade de ocorrência de chuvas nas províncias de Manica, Tete e Zambézia e o registo de tempo quente e húmido na cidade de Quelimane. A queda de chuvas está prevista para os dias de amanhã e quarta-feira.

“O sul do país será dominado pela continuação de tempo quente hoje, períodos de chuvas fracas acompanhadas de trovoadas que poderão prolongar-se até quarta-feira nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane”, acrescentou a fonte.

Recomendado para si:  África Austral avança com novo mecanismo de cooperação para a restauração de terras degradadas

As cidades de Tete e Quelimane poderão ser as mais quentes com 37 graus Célsius, enquanto Lichinga e Chimoio serão as mais frescas com 27 e 29 graus, respectivamente. As zonas do interior de Maputo e Gaza vão assinalar ventos fortes esta tarde.