“Madiba recupera da infecção pulmonar que o levou internar num hospital de Pretória”, disse durante uma cerimónia no aeroporto de Bloemfontein (centro), usando o nome de clã do seu ilustre predecessor, carinhosamente adoptado pela maior parte dos sul-
africanos.
“Nós desejamos-lhe uma rápida recuperação e recebemos mais uma vez o amor e apoio de muitas pessoas no país e no estrangeiro”, acrescentou Zuma, que mais tarde deve inaugurar uma estátua do ícone da luta anti-apartheid sobre uma colina com vista para Bloemfontein.
Ele descreveu como “um homem que se tornou um símbolo da nossa luta pela liberdade e da África do Sul, livre e democrática”.
A Presidência anunciou terça-feira que os exames realizados ao herói nacional revelaram o renascimento de uma antiga infecção pulmonar, e repete que não há motivo para alarme.
“O seu estado continua a melhorar”, disse brevemente à AFP hoje, quinta-feira, o seu porta-voz Mac Maharaj, incapaz, no entanto, de dizer quando Nelson Mandela poderá deixar o hospital militar em Pretória, onde foi internado sábado.