Economia Comercio Frequentes cortes de energia causam prejuízos aos comerciantes

Frequentes cortes de energia causam prejuízos aos comerciantes

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Frequentes cortes de energia causam prejuízos aos comerciantes
Os cortes de energia eléctrica estão a ficar cada vez mais frequentes na cidade de Maputo. Não têm hora, nem local.

As oscilações ou restrições de electricidade afectam quer estabelecimentos comerciais, quer hospitais privados, restaurantes, empresas públicas e privadas, entre outros.

Semana passada, por exemplo, a cidade ficou várias vezes às escuras e, esta segunda-feira, registaram-se vários apagões entre 17 às 22h00.

Os frequentes cortes de energia eléctrica em Maputo, sobretudo na zona baixa da cidade, estão a deixar alguns comerciantes indignados com a empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM).

Os mesmos dizem estar a registar avultados prejuízos decorrentes de oscilações frequentes.

Os talhos e armazéns de venda de alimentos são os mais prejudicados pelos cortes, uma vez que a conservação de grande parte dos produtos que vendem depende de refrigeração.

“Realmente, os cortes de energia são muito frequentes aqui e isso é muito mau para nós. As nossas balanças electrónicas, os frigoríficos e outros  materiais não funcionam sem electricidade, o que causa sérios problemas”, disse Daniel Calú, proprietário de um talho em Maputo, acrescentando que “os prejuízos são muito grandes dependendo das quantidades que temos na loja, mas o frango é efectivamente o mais sensível e que facilmente deteriora-se”.

Os hospitais, públicos e privados, também não escapam aos cortes de energia, mesmo tendo equipamentos clínicos sensíveis e vitais para os pacientes. A clínica Cruz Azul, na baixa da cidade, é o exemplo claro da situação.

“Nós temos registado frequentemente cortes de energia, o que é muito perigoso para os pacientes, mas temos um gerador que minimiza os danos. O departamento de pediatria é o mais afectado, porque sempre que há cortes, as máquinas não se reiniciam com facilidade”, explicou Aurélio Manuel, representante da Clínica Cruz Azul.

Para além dos cortes, os cabos eléctricos são deixados de qualquer maneira, sob todos os riscos, quando a EDM efectua escavações para a colocação dos mesmos, para além de deixar os passeios de qualquer maneira.