Nota negativa destas festas são os acidentes rodoviários registados, sobretudo, na zona sul. Ao longo da Estrada Nacional Número Um (EN1), o “Notícias” acompanhou cenários de despistes, “capotamentos” e choques frontais entre veículos.

Estima-se que em cada 10 ou 15km do troço Maputo/Xai-Xai haja uma imagem de vários acidentes de viação, alguns dos quais com perdas de vidas humanas e elevados danos materiais.
Estimativas apontam, por exemplo, que 19 pessoas morreram e outras 55 ficaram feridas, algumas com gravidade, como consequência de sete acidentes de viação registados durante o fim-de-semana nas estradas da província de Maputo.
Parte deste desastroso quadro de sinistralidade à solta resultou de dois choques entre carros, igual número de atropelamentos e fuga de um automobilista, despistes e capotamentos e ainda um embate contra um obstáculo fixo. Segundo apurámos do Comando Provincial da PRM, concorreram ainda para estes casos o excesso de velocidade, a ultrapassagem irregular e deficiências mecânicas das viaturas.
















