Nacional Água potável cobre 60 por cento da população de Tete

Água potável cobre 60 por cento da população de Tete

Cerca de 1.114.400 pessoas da província de Tete consomem água potável abastecida por 2159 fontes operacionais e oito pequenos sistemas de abastecimento do precioso líquido nas sedes distritais, o que corresponde a uma taxa de cobertura de 60,4 por cento.
Água potável cobre 60 por cento da população de Tete

O director provincial das Obras Públicas e Habitação em Tete, Luís Machel, disse ao nosso Jornal que, nos últimos dois anos, a sua instituição alargou o acesso à água potável e ao saneamento básico à população, particularmente a rural, através da construção e reabilitação das fontes do precioso líquido e redes de saneamento.

“O trabalho está decorrendo sem grandes sobressaltos e as comunidades beneficiárias estão a colaborar, significativamente, através da promoção da educação em água, higiene e saneamento” – apontou Luís Machel.

Aquele responsável afirmou, por outro lado, que devido às dificuldades financeiras que afectam os parceiros externos de cooperação como o UNICEF, FUNDO COMUM e PRONASAR, o plano de abertura de 190 novos furos de água previstos para o corrente ano nas zonas rurais dos distritos de Angónia, Cahora Bassa, Chifunde, Mágoè, Marávia, Tsangano e Zumbu, sofreu um corte na ordem de 93 por cento.

Deste programa foram abertas apenas 12 novas fontes de água potável, sendo seis no distrito de Moatize e as restantes em Chiúta, cujas obras foram financiadas pelo Orçamento do Estado. No entanto, devido à crise financeira não foi reabilitada nenhuma fonte como estava previsto, revelou o nosso interlocutor.