Sociedade Criminalidade Três jovens detidos em Nampula acusados de roubo de motorizadas

Três jovens detidos em Nampula acusados de roubo de motorizadas

Três jovens detidos em Nampula acusados de roubo de motorizadas

Três cidadãos encontram-se detidos na primeira esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, Norte de Moçambique, acusados de roubo de motorizadas na via pública. De acordo com a Polícia desta parcela do país, o grupo não recorria à força para lograr os seus intentos.

Aguardavam pelo momento em que os proprietários de alguns estabelecimentos comerciais, maiores vítimas, deixavam as suas motorizadas do lado de fora e dedicavam-se ao negócio.

Aí, os amigos do alheio aproveitavam fazer das suas. O Posto Policial de Muatala, localizado na periferia da cidade de Nampula, quando tomou conhecimento do caso produziu um auto número 400/PRM/2012, sustentado pelas denúncias populares.

Detidos refutam as acusações

Em contacto com os jornalistas, os indiciados declinaram as acusações que pesam sobre si. António Amade Abacar, de 19 anos de idade, natural da cidade de Nampula, considera-se inocente, pois, não participou de nenhum roubo de motorizadas.

Entretanto, segundo a Polícia, este jovem que refuta as acusações já havia sido condenado a pena de dois anos e seis meses na Penitenciaria Industrial de Nampula, onde somente cumpriu 14 meses e cinco dias. Por via disso, ganhou a liberdade condicional. Veio a cometer o crime de que é acusado 15 dias depois.

António Abacar, confirmou que esteve preso, porém, segundo as suas palavras, o roubo de ciclomotores em apreço aconteceu enquanto cumpria a sua pena. João Alberto, de 31 anos de idade, natural também da cidade de Nampula, defendeu-se dizendo que foi detido injustamente.

Ele é vendedor de verduras no mercado do bairro de Muatala. As autoridades policiais prenderam-no na posse de uma motorizada alegadamente roubada, que lhe foi vendida a um preço de seis mil meticais, e sem documentação, por um indivíduo desconhecido.

“A Polícia prendeu-me para facilitar a localização de Litos, indivíduo que dedica-se ao roubo de motorizadas para posteriormente vender”, esclareceu João Alberto. Outro jovem que igualmente está a ver o sol aos quadradinhos é Vali Salimo, de 19 anos de idade, natural da cidade de Nampula. Tal como os outros negou tudo.

Para além de referir que também é vendedor de verduras no mercado do bairro de Muatala, disse que a motorizada que a Polícia encontrou em sua posse comprou por 4.500 meticais a um cidadão chamado Litos. Também não exigiu nenhuma documentação que comprovasse a aquisição e a titularidade do bem em causa.

“Estamos convictos de que reduzimos o roubo de motorizadas” – Inácio Dina, porta-voz da PRM em Nampula

O porta-voz da PRM em Nampula, Inácio Dina, disse que os três jovens ora detidos fazem parte de um grupo de assaltantes que nos últimos tempos semeiam pânico no seio dos munícipes desta cidade.

“Agora estamos convictos de que com a detenção deste grupo reduzimos os casos de roubo de motorizadas na via pública. Mas continuamos a trabalhar para neutralizar o chefe da quadrilha no sentido de colocar um ponto final nestes casos”, afirmou.

Em relação às ocorrências semanais, a Polícia, nesta região do país, registou de 17 a 23 de Novembro corrente oito crimes, dos quais seis contra propriedade (roubos e furtos) e que mais preocupam aos munícipes.