Sociedade Demolida centenária “madeira-e-zinco” da Av. Karl Marx

Demolida centenária “madeira-e-zinco” da Av. Karl Marx

Foi demolida semana passada o centenário edifício isolado de madeira-e-zinco que se localizava na Avenida Karl Marx, próximo ao Paços do município. Trata-se de uma das casas antigas implantadas na urbe, a olhar pelo material empregue.
Demolida centenária “madeira-e-zinco” da Av. Karl Marx
O edifício de “madeira-e-zinco” fazia lembrar parte das casas que fazem o embrião histórico da cidade e a partir das quais a cidade foi crescendo lentamente até aos nossos dias em que gradualmente as velhas casas vão cedendo lugar ao moderno e a nova arquitectura.

Há muitas versões sobre o histórico desta casa, há quem diga que, por exemplo, a mesma chegou a funcionar como um hotel na época. Outros falam de simples residência de uma figura importante desse período. Contudo, não há fontes escritas que possam autenticar essas informações.

A Direcção Nacional de Património Cultural reconheceu ainda este ano que a referida casa, não estava inventariada como património edificado a preservar, pelo menos não constava nos registos da “Casa de Ferro” que lida com esses assuntos.

Oxá-la que antes da demolição os proprietários tenham respeitado a questão didáctica, passando a informação mesmo que seja apenas fotográfica para que se saiba que ali esteve implantada uma casa e que ali durou décadas e décadas e ficou conhecida como a isolada.

Recomendado para si:  SERNIC captura suspeito de chantagear mulheres com vídeos íntimos em Pemba

Nesta imagem fica o registo do montão de pedra e ferro depois da demolição do edifício.