Segundo o jornal Notícias, o indivíduo ora detido acabou nas malhas da Polícia quando, na madrugada de terça-feira, tentava roubar electrodomésticos numa residência, algures no bairro Zona Verde.
O proprietário da residência apercebeu-se da presença do “invasor”, no momento em que este tentava desmontar o vidro da janela da sala. Friamente e numa acção de legítima defesa, o dono da casa, num raciocínio rápido, tratou de ferver água numa chaleira eléctrica e atirou-a sobre o larápio, deixando-o com queimaduras.
Apanhado de surpresa, o gatuno lançou gritos tentou pôr-se em fuga, ao mesmo tempo que o dono da casa pedia socorro aos vizinhos. Imediatamente, estes saíram em perseguição do “amigo do alheio”. Seguidos os vestígios, o ladrão viria a ser encontrado em sua casa, já a receber primeiros socorros da esposa.
O larápio foi brutalmente espancado pelos moradores da zona, pelo que perdeu sentidos, tendo mais tarde sido encaminhado à 7.ª Esquadra da Polícia, no bairro T3, onde foi encarcerado.
A Polícia recuperou na sua residência diversos bens de uso doméstico, com destaque para televisores plasmas, sofás, malas, mesas, cadeiras, sofás e material que o jovem usava para falsificar moeda.
Segundo o porta-voz da PRM na província de Maputo, João Machava, o indivíduo faz parte de uma quadrilha bastante perigosa que se dedicava ao roubo de bens do uso doméstico em residências.
Para lograr os seus intentos, o grupo usa instrumentos contundentes e armas de fogo para ameaçar as suas vítimas.
João Machava referiu ainda que o trabalho prossegue com vista à neutralização de outros membros da quadrilha, enquanto foi instaurado um processo-crime contra C. Manuel, que poderá responder em juízo pelos sues actos.