Quatro menores de idade foram detidos na 1.ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM), na província da Zambézia, sob acusação de furtar computadores e telemóveis nas instalações da Emissora Provincial da Rádio Moçambique (RM).
A informação foi divulgada pela porta-voz do Comando Provincial da PRM na Zambézia, Belarmina Henriques, durante um briefing à imprensa.
Os jovens detidos têm idades entre 13 e 17 anos e, embora tenham admitido o seu envolvimento no crime, negam ser os autores principais, atribuindo a responsabilidade a um quinto individuo, também menor, que permanece em fuga. Relatos dos suspeitos indicam que o incidente ocorreu por volta das duas horas da madrugada, quando regressavam a casa após uma visita a um amigo. Segundo a sua versão dos factos, foi o quinto menor, actualmente foragido, quem os incentivou a participar no assalto.
Belarmina Henriques revelou que os suspeitos conseguiram aceder às instalações da RM através de uma antiga oficina, permitindo-lhes alcançar a varanda e, posteriormente, entrar em um dos departamentos, de onde subtraíram os equipamentos. Os bens furtados foram recuperados nas residências dos menores.
O técnico da Rádio Moçambique, Eliseu Salaquine, relatou que se apercebeu do furto ao regressar à emissora para uma missão de trabalho. Ao abrir uma das gavetas, constatou o desaparecimento dos aparelhos.
Este incidente não é isolado; os mesmos menores já haviam sido implicados em crimes semelhantes, tendo assaltado duas lojas de roupas na cidade de Quelimane.














