Economia Moçambique inicia 2026 com foco na transformação e inclusão econômica

Moçambique inicia 2026 com foco na transformação e inclusão econômica

Hoje, 5 de Janeiro, inicia-se oficialmente o trabalho em prol de um Moçambique melhor, com foco na sustentabilidade. Após um curto período de férias, que incluiu uma tolerância de ponto decretada pelo Governo a 2 de Janeiro, este é um momento de renovação de energias para retomar a missão colectiva que une a Nação.

O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, sublinhou a importância do trabalho como motor de transformação e reafirmou o compromisso do Governo nas áreas da agricultura, energia, turismo, educação, saúde, digitalização, industrialização e infra-estrutura. Estas são consideradas as bases essenciais para a melhoria da qualidade de vida das famílias moçambicanas e para o crescimento económico desejado.

Chapo também enfatizou que a mudança não pode ser apenas uma responsabilidade dos líderes ou do Governo. Cada cidadã e cidadão moçambicano é vital para este processo, devendo romper com velhos hábitos que impedem o progresso. A mudança de atitude é a chave para um futuro mais promissor, devendo o passado ser visto como uma oportunidade de aprendizagem.

O Presidente reconheceu a existência de muitos compatriotas prontos para contribuir, mas que ainda se encontram desempregados. Para enfrentar este desafio, o Governo pretende promover um ambiente de negócios mais dinâmico, com especial atenção às pequenas e médias empresas. Além disso, será implementado um Fundo de Desenvolvimento Económico Local, com um investimento previsto a 100% este ano.

Recomendado para si:  Mocímboa da Praia ganha infra-estrutura moderna para processamento de pescado

“Quem cria riqueza são os inovadores e os empreendedores, que têm a coragem de arriscar. Façam positivamente diferente e atrevam-se a sonhar grande”, apelou Chapo, destacando a importância do papel dos jovens no desenvolvimento do país.

No intuito de fortalecer o papel da mulher na sociedade, o Governo anunciará ainda este ano um Fundo de Empoderamento da Mulher, sublinhando a centralidade que esta figura ocupa na família e na socialização.

O Presidente concluiu a sua mensagem apelando a um maior envolvimento no Diálogo Político Nacional e Inclusivo, iniciado em 2025. “Os nossos netos olharão para nós como aqueles que ousaram mudar o rumo da história”, disse.

Para finalizar, Chapo expressou votos de sucesso para a seleção nacional, “os Mambas”, que esta noite competem contra a Nigéria nos oitavos-de-final da Copa Africana de Nações, manifestando confiança na capacidade da equipa de representar com honra a Nação moçambicana.

Destaques da semana