Economia Governo e Banco Mundial investem 490 milhões de dólares no sector da...

Governo e Banco Mundial investem 490 milhões de dólares no sector da aviação em Moçambique

O Governo de Moçambique, em colaboração com o Banco Mundial, anunciou um investimento de aproximadamente 490 milhões de dólares para a melhoria do sector da aviação no país. 

Este montante faz parte de um Plano Director elaborado entre as duas entidades e que se estende por cerca de 20 anos.

Manuel Chaves, Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM), revelou que “o orçamento total do Plano Director que vamos propor é de 493.504.743 dólares”. Este investimento visa abordar diversas questões prementes, como a acessibilidade ao transporte aéreo internacional, a vulnerabilidade da companhia de bandeira, a reduzida cota de mercado, a insuficiência de equipamentos e a falta de parcerias estratégicas.

O regulador da aviação civil foi instado a promover a inclusão no transporte aéreo, com foco na redução das tarifas aéreas, de modo a democratizar o acesso aos voos para os cidadãos moçambicanos. O Ministro dos Transportes e Logística, João Matlhombe, enfatizou a necessidade de o regulador rever a estrutura de custos dos bilhetes de passagem, incentivando as operadoras a estabelecer tarifas mais acessíveis e justas, segundo as melhores práticas internacionais.

Recomendado para si:  Recuperação das cheias custará 644 milhões de dólares

As declarações foram proferidas durante a celebração do Dia da Aviação Civil, que teve lugar em Maputo. O Plano Director será agora submetido ao Conselho de Ministros para apreciação e aprovação.

Destaques da semana