Empresários da indústria automóvel da Federação da Rússia manifestaram interesse em investir na instalação de uma fábrica de montagem de camiões da marca “Kamaz” em Moçambique.
Esta iniciativa visa fortalecer as relações históricas de cooperação bilateral entre os dois países, promovendo a geração de empregos, a mobilidade e o crescimento económico no país.
A intenção foi expressa pelo novo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Federação da Rússia em Moçambique, Vladmir Nicolaevich Taravov, durante a apresentação de cartas credenciais ao Presidente da República, Daniel Chapo.
A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria dos Santos Lucas, falou com a imprensa em nome do Presidente, mas não forneceu uma data específica para o início da iniciativa. Ela destacou que Moçambique já utilizou camiões da marca “KAMAZ” em diversas aplicações, com resultados positivos, devido à robustez do equipamento.
A chefe da diplomacia sublinhou que a instalação da fábrica terá um impacto positivo na criação de empregos directos e indirectos, promovendo a prestação e o fornecimento de uma variedade de serviços na região.