Internacional Protestos em França geram confrontos com a polícia e mobilizam milhares

Protestos em França geram confrontos com a polícia e mobilizam milhares

A França foi palco de intensos protestos, com a população a mobilizar-se em várias cidades para tentar bloquear acessos e pontos estratégicos em oposição às políticas do Governo do presidente Emmanuel Macron.

Para gerir a situação, o ministro demissionário do Interior francês anunciou a presença de mais de 80 mil agentes de polícia em todo o território, assegurando que “nenhum bloqueio” seria tolerado.

Os protestos foram impulsionados pelo movimento denominado “Vamos Bloquear Tudo”, que se espalhou nas redes sociais e não apresenta um líder definido. Este movimento tem sido comparado ao anterior movimento dos “Coletes Amarelos”, que desafiou o país há sete anos, exigindo a eliminação de um imposto sobre combustíveis.

Segundo o jornal Le Monde, que cita uma pesquisa da Fundação Jean Jaurès, a actual mobilização reúne um número significativo de jovens e cidadãos politicamente engajados.

Os manifestantes expressam a sua oposição às medidas de austeridade incluídas no plano orçamental para 2026 do governo, que prevê o congelamento de algumas prestações, cortes em programas sociais e a eliminação de dois feriados.

Recomendado para si:  Colisão entre comboio e autocarro no México provoca 10 mortos e 55 feridos