Internacional Juiz relator vota pela condenação de Jair Bolsonaro em caso de tentativa...

Juiz relator vota pela condenação de Jair Bolsonaro em caso de tentativa de golpe de Estado

O juiz Alexandre de Moraes, relator do processo, classificou o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, como o “líder de uma organização criminosa” que, após a derrota nas eleições de 2022, tentou perpetrar um golpe de Estado. 

O voto pela condenação foi proferido, dando início a um julgamento que envolve Bolsonaro e outros sete membros de sua administração.

Durante a sua exposição, o juiz afirmou que “a organização criminosa narrada na denúncia iniciou realmente a prática das condutas criminosas, com actos executórios concretos, em meados de 2021, e permaneceu actuante até Janeiro de 2023.” Moraes destacou que a organização era composta por integrantes do governo federal da época e por militares das Forças Armadas.

O magistrado, que é o primeiro de cinco juízes do Supremo Tribunal Federal a se pronunciar, sublinhou que o plano tinha como objectivo “impedir e restringir o pleno exercício dos poderes constituídos, em especial o poder judiciário, bem como tentar impedir a posse do governo democraticamente eleito.”

Além de Jair Bolsonaro, o julgamento também envolve o deputado federal Alexandre Ramagem, o almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o general na reserva Augusto Heleno, o tenente-coronel Mauro Cid, o general Paulo Sérgio Nogueira e o ex-ministro da Casa Civil Walter Braga Neto.

Recomendado para si:  Ex-primeiro-ministro Shinawatra recebe pena de um ano de prisão na Tailândia

Os réus enfrentam acusações que incluem tentativa de abolição violenta do Estado de Direito Democrático, tentativa de golpe de Estado, e participação em organização criminosa armada, entre outros crimes.