Internacional Indonésia propõe envio de 20 mil soldados para missão de paz em...

Indonésia propõe envio de 20 mil soldados para missão de paz em Gaza

O Presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, anunciou na Assembleia-Geral da ONU que o seu país está preparado para enviar até 20 mil soldados para uma potencial força internacional em Gaza. 

Esta proposta surge na sequência da “Declaração de Nova Iorque”, que defende a criação de uma “missão internacional temporária de estabilização”.

Durante a sua intervenção na 80.ª sessão da Assembleia-Geral, Subianto afirmou que “não devemos permanecer em silêncio enquanto os palestinianos forem privados de justiça e legitimidade”. O líder indonésio recordou que mais de 150 países já reconheceram bilateralmente o Estado da Palestina, que actualmente possui apenas o estatuto de observador nas Nações Unidas.

Prabowo Subianto sublinhou ainda a importância de apoiar todos os povos, tanto os fortes como os fracos, e destacou o papel significativo da Indonésia nas operações de paz. “Somos hoje um dos maiores contribuintes para as forças de manutenção da paz da ONU. Acreditamos na ONU e continuaremos a servir onde quer que a paz necessite de guardiões, não apenas com palavras, mas com tropas em terra”, afirmou.

Recomendado para si:  Eduardo Bolsonaro acusado de coação judicial por pressionar governo dos EUA

O Presidente indonésio garantiu que, caso o Conselho de Segurança e a Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovem o envio da missão internacional, Jacarta está disposta a mobilizar “20 mil ou mais dos seus filhos e filhas para manter a paz em Gaza”.

Subianto também estendeu a oferta a outros cenários de conflito, declarando que a Indonésia está pronta para servir em áreas como a Ucrânia, o Sudão e a Líbia. Esta proposta é uma resposta à necessidade de garantir “garantias de segurança à Palestina e a Israel”, preparando o caminho para um cessar-fogo duradouro e negociações políticas mais abrangentes no Médio Oriente.