Internacional Imigrantes detidos nos EUA enquanto ajudavam a combater incêndio em Washington

Imigrantes detidos nos EUA enquanto ajudavam a combater incêndio em Washington

Dois imigrantes foram detidos nos Estados Unidos da América enquanto colaboravam no combate a um incêndio que lavra há dois meses no estado de Washington. 

O incidente ocorreu após a revogação, por parte de Donald Trump, de uma regra da administração Biden que limitava acções de imigração em áreas sensíveis, como as afectadas por desastres naturais.

O incêndio de Bear Gulch, que iniciou em Julho, tem exigido esforços intensos para a sua contenção, levando o estado a recorrer a empresas privadas para obter apoio. Uma dessas empresas contratou os dois imigrantes, que actualmente se encontram detidos num centro de controlo de fronteiras nos Estados Unidos.

As autoridades não divulgaram informações adicionais sobre a identidade dos detidos, limitando-se a informar que entraram no país de forma ilegal. Segundo a agência de notícias Associated Press, um dos imigrantes reside nos EUA há quase duas décadas e terá recebido um visto especial, criado pelo Congresso, destinado a proteger vítimas de crimes graves que colaboram com investigações federais.

Recomendado para si:  Reino Unido notifica estudantes estrangeiros com vistos expirados sobre possível expulsão

Esta situação levanta questões sobre a medida revogada que proibia operações dos serviços de imigração em locais de desastre, uma regra que tinha como objectivo proteger aqueles que prestam ajuda em momentos críticos.