Internacional Oito mortos no sudeste asiático após chuvas intensificadas pela tempestade Kajiki

Oito mortos no sudeste asiático após chuvas intensificadas pela tempestade Kajiki

Pelo menos oito pessoas perderam a vida e várias outras ficaram feridas após intensas chuvas e inundações que afectaram diversas regiões do Sudeste Asiático. 

Os incidentes ocorreram na sequência da passagem da tempestade tropical Kajiki, que atingiu o centro do Vietname na tarde de segunda-feira (25) e que posteriormente se transformou numa depressão tropical.

No Vietname, as inundações que afectaram várias províncias do norte e centro do país resultaram na morte de sete pessoas, com 34 feridos, conforme reportado pela imprensa estatal. A situação levou à evacuação de milhares de residentes de áreas consideradas de alto risco.

Na Tailândia, a tragédia também fez sentir os seus efeitos, com um deslizamento de terras na cidade de Chiang Mai que provocou a morte de uma pessoa. Outras vítimas resultaram de inundações repentinas e deslizamentos de terras que afectaram o norte do país, segundo informações do Departamento de Prevenção e Mitigação de Catástrofes da Tailândia.

A forte precipitação foi motivada pelas consequências da tempestade tropical Kajiki, que trouxe não só chuvas torrenciais, mas também ventos fortes. A tempestade afectou ainda a região sul da ilha chinesa de Hainão e a província de Guangdong, levando à evacuação de cerca de 20.000 pessoas, conforme anunciou a agência noticiosa Xinhua.

Recomendado para si:  Israel ameaça devastar Gaza se Hamas recusar condições de cessar-fogo

Os cientistas têm alertado, com base em estudos recentes, que as alterações climáticas estão a provocar o aquecimento dos mares, o que resulta em tempestades mais intensas e com maior frequência na região do Sudeste Asiático.

A elevada densidade populacional nas zonas costeiras torna estas áreas especialmente vulneráveis a ciclones tropicais e outros fenómenos meteorológicos extremos.