Internacional Hamas exige ajuda contínua a Gaza em troca de acesso da Cruz...

Hamas exige ajuda contínua a Gaza em troca de acesso da Cruz Vermelha aos reféns

O movimento Hamas anunciou a sua disposição de permitir que a Cruz Vermelha aceda aos reféns israelitas ainda vivos, mas estabeleceu como condição a abertura de corredores humanitários permanentes para a assistência à população de Gaza, que enfrenta uma grave crise alimentar.

A declaração do Hamas surge em resposta ao apelo do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que, no último fim-de-semana, solicitou ao Comité Internacional da Cruz Vermelha e ao Crescente Vermelho que interviessem imediatamente na entrega de alimentos e medicamentos aos reféns. Desde 7 de Outubro de 2023, os reféns não receberam qualquer ajuda externa ou visita desta organização humanitária.

O apelo de Netanyahu foi impulsionado pela divulgação de novas imagens dos reféns Rom Braslavski e Evyatar David, que aparecem visivelmente debilitados e desnutridos após 22 meses de cativeiro.

As imagens geraram uma onda de choque em Israel e intensificaram os apelos pela libertação imediata de todos os reféns, com manifestações contra o governo por optar pela via militar em vez de procurar negociações para um cessar-fogo em troca da libertação dos capturados.

Recomendado para si:  Menina de dois anos torna-se nova ‘deusa viva’ no Nepal

O porta-voz do Hamas, Abu Obeida, afirmou que “os reféns israelitas consomem o mesmo que os nossos combatentes e o nosso povo”. Obeida sublinhou que não haverá tratamento especial para os reféns enquanto perdurar o “cerco criminoso e a fome”, mas expressou a disposição do Hamas para colaborar com a Cruz Vermelha na entrega de alimentos e medicamentos, desde que se estabeleçam corredores humanitários permanentes para toda a Faixa de Gaza.