Um trágico incidente ocorreu na construção de uma ponte ferroviária no noroeste da China, resultando na morte de pelo menos 10 trabalhadores e deixando quatro pessoas desaparecidas. A informação foi divulgada pela televisão pública chinesa, CCTV.
Um vídeo divulgado pela emissora mostra o momento em que a ponte cede, com uma parte significativa da estrutura a desabar nas águas do rio Amarelo, a dezenas de metros de altura, durante a noite. No local da obra, encontravam-se 15 trabalhadores e um chefe de projecto, conforme relatado pelo jornal oficial Diário do Povo.
Meios de comunicação locais indicaram que a ruptura de um ou vários cabos da construção em aço poderá ter sido a causa do acidente. As operações de socorro foram amplamente mobilizadas, envolvendo centenas de socorristas, bombeiros e polícias, segundo a agência de notícias oficial Xinhua.
A Ponte Jianzha, cuja construção estava em curso, é reconhecida como a maior ponte em arco de treliça de aço de via dupla do mundo e é a primeira do tipo a atravessar o rio Amarelo, conforme informações do Diário do Povo.
Acidentes de trabalho são um fenómeno recorrente na China, onde diversas obras civis estão em andamento e as normas de segurança muitas vezes são inadequadas ou negligenciadas. Em Dezembro do ano passado, 13 pessoas foram reportadas como desaparecidas após o desabamento de um canteiro de construção de uma linha ferroviária em Shenzhen, na proximidade da região semiautónoma de Hong Kong, sem qualquer sobrevivente registado.