Um trágico acidente aéreo ocorreu no domingo (13), quando um pequeno avião se despenhou pouco após a descolagem do aeroporto de Southend, situado a 72 quilómetros a leste de Londres, resultando na morte de quatro pessoas a bordo.
As informações foram avançadas pela polícia britânica, que está a trabalhar na identificação das vítimas, todas não britânicas.
O Beechcraft B200 Super King Air, operado pela empresa holandesa Zeusch Aviation, tinha realizado um percurso que começou em Atenas, na Grécia, e passou por Pula, na Croácia, antes de se dirigir para London Southend. O avião estava programado para regressar à sua base em Lelystad, nos Países Baixos, na mesma noite do acidente.
O aparelho, que possui 23 metros de comprimento e é do tipo turbo-hélice, caiu momentos após a descolagem e incendiou-se em consequência do impacto. A Zeusch Aviation é conhecida por realizar voos de evacuação médica, transplantes, bem como serviços de cartografia aérea e voos charter privados, conforme consta na sua página oficial.
O aeroporto de London Southend, de dimensão relativamente pequena, é utilizado principalmente para voos de curta distância, operados por companhias aéreas como a easyJet. Neste momento, o aeroporto permanece encerrado, sem previsão de reabertura.
O Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos britânico anunciou a mobilização de uma “equipa multidisciplinar”, composta por inspectores especializados em operações de aeronaves, factores humanos, engenharia e análise de dados registados, para investigar o incidente.