Internacional Milhares de manifestantes saem às ruas nos EUA em protesto contra Administração...

Milhares de manifestantes saem às ruas nos EUA em protesto contra Administração Trump

Dezenas de milhares de pessoas estão convocadas a manifestar-se nas ruas dos Estados Unidos na próxima quinta-feira (17), num novo protesto organizado por uma coligação de grupos activistas contra a administração do presidente Donald Trump.

O dia de protesto, intitulado “Good Trouble Lives On”, coincide com o quinto aniversário da morte do congressista John Lewis, uma figura emblemática do movimento pelos direitos civis da década de 60, reconhecido pelo seu compromisso com o activismo não violento e pela sua detenção em mais de 40 ocasiões.

Os organizadores do evento, incluindo a Transformative Justice Coalition, Black Voters Matter, Indivisible, Declaration For American Democracy e Public Citizen, destacaram que o país está a enfrentar um retrocesso sem precedentes nos direitos civis. “Trump está a tentar dividir-nos, mas sabemos que a nossa força reside na união”, afirmaram.

O protesto terá como foco a legislação SAVE Act, que os organizadores acusam de ter a intenção de suprimir o voto, e a “criminalização do protesto” promovida pela administração, questões que consideram fundamentais para a mobilização.

O objectivo da manifestação é responder aos ataques dirigidos aos direitos cívicos e humanos por parte da administração Trump, tendo sido destacado pelos organizadores a importância de manter a paz durante os protestos. “Os líderes dos direitos cívicos do passado mostraram-nos o poder da ação colectiva”, sublinharam.

Recomendado para si:  Presidente de Madagáscar denuncia tentativa de golpe de Estado no país

Estão previstos cerca de 1.500 eventos em todos os 50 estados, com especial concentração nas costas Oeste e Leste, abrangendo várias grandes cidades. O condado de Los Angeles, por exemplo, contará com dezenas de acções, incluindo vigílias em hospitais, parques e em frente à câmara municipal. Cidades como São Francisco, Nova Iorque, Boston e Chicago também estarão entre os locais de protesto.

Recentemente, milhares de manifestantes marcharam em Los Angeles no “Dia Sem Rei”, que foi marcado por confrontos com a polícia e a presença de militares da Guarda Nacional. Este será o segundo grande protesto desde o “Dia Sem Rei”, que teve lugar a 14 de Junho e foi considerado o maior evento de protesto contra Trump desde 2017. Os manifestantes já se mobilizaram em várias outras ocasiões desde a tomada de posse do presidente, incluindo a ação “Hands Off!” em Abril e o “May Day” a 1 de Maio.

Em resposta a estes novos protestos, Liz Huston, porta-voz da Casa Branca, afirmou que “quase 80 milhões de norte-americanos deram ao Presidente Trump um mandato histórico para tornar a América grande novamente e ele está a cumprir essa promessa de forma rápida”.