Internacional Espanha: Torre Pacheco abalada por protestos anti-migrantes após agressão a idoso

Espanha: Torre Pacheco abalada por protestos anti-migrantes após agressão a idoso

Torre Pacheco, uma cidade no sudeste de Espanha, tem sido palco de intensos protestos anti-migrantes, resultando em vários feridos e pelo menos uma detenção. 

Os tumultos começaram após um homem de 68 anos ter denunciado à imprensa um ataque violento por parte de três jovens, supostamente de origem norte-africana, ocorrido na quarta-feira.

Na noite de sábado, grupos armados com bastões percorreram as ruas da cidade, à procura de indivíduos de origem estrangeira, apesar da presença de um forte dispositivo policial. Embora a autarquia não tenha divulgado o número exacto de feridos, confirmou a detenção de uma pessoa relacionada com os actos de violência.

Os protestos foram instigados pela divulgação de um vídeo do ataque ao reformado, que rapidamente se espalhou nas redes sociais. Na sexta-feira, a autarquia organizou uma manifestação pacífica, mas elementos de extrema-direita aproveitaram a ocasião para expressar slogans anti-imigrantes. Um grupo identificado como Deport Them Now também fez apelos nas redes sociais, incitando à violência contra pessoas de origem norte-africana.

Recomendado para si:  Primeiro-Ministro francês Sébastien Lecornu demite-se após apenas 27 dias

Em resposta à situação, as autoridades regionais de Múrcia exortaram a população a manter a calma. O líder conservador do Governo Regional, Fernando López Miras, apelou na rede social X para que Torre Pacheco regresse à normalidade, enfatizando que a frustração da população não justifica a violência. O presidente da Câmara Municipal, Pedro Angel Roca Ternel, também fez um apelo à tranquilidade durante uma entrevista à RTVE.