O antigo Presidente norte-americano, Donald Trump, veio a público, reiterar a sua posição intransigente sobre o programa nuclear iraniano, garantindo que não permitirá “qualquer enriquecimento de urânio” como parte de um eventual acordo com o Irão.
Esta declaração surge num momento crucial em que Washington e Teerão se encontram em negociações sobre a questão nuclear.
A mensagem de Trump, partilhada na sua plataforma Truth Social, surge na sequência de uma notícia avançada pelo site Axios, que revelou que a mais recente proposta norte-americana, apresentada no sábado, supostamente permitiria aos iranianos um enriquecimento limitado de urânio. Esta revelação contrasta fortemente com a postura sempre defendida pela administração Trump, que consistentemente afastou qualquer possibilidade de enriquecimento de urânio por parte de Teerão.
Por seu lado, o Irão também endureceu a sua posição na segunda-feira. Através do chefe da diplomacia iraniana, Abbas Araghchi, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP), Teerão excluiu qualquer acordo com os Estados Unidos cujo objectivo seja privar o país do enriquecimento de urânio para fins pacíficos. Adicionalmente, o Irão voltou a exigir o levantamento das sanções norte-americanas como condição para um entendimento.