Internacional Trump quer alargar G7 com entrada da Rússia e da China

Trump quer alargar G7 com entrada da Rússia e da China

O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, gerou controvérsia durante a cimeira do G7, realizada no Canadá, ao sugerir a transformação do grupo numa G8, com a inclusão da Rússia, ou até mesmo numa G9, englobando a China.

Trump expressou a sua preferência pela expansão da organização, mesmo considerando que a Rússia e a China são regimes frequentemente classificados como autoritários, em contraste com as democracias que compõem o G7.

O líder norte-americano descreveu como um “erro muito grande” a decisão de excluir a Rússia em 2014, após a anexação da Crimeia, um evento que antecedeu a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022.

Recomendado para si:  Justiça francesa agrava sentença de violador de Gisèle Pelicot para 10 anos de prisão