Capa Suspeito moçambicano de sequestros morre em tiroteio durante perseguição policial na África...

Suspeito moçambicano de sequestros morre em tiroteio durante perseguição policial na África do Sul

Um cidadão moçambicano, suspeito de ser o líder de uma gangue de sequestros, foi abatido em um tiroteio com a polícia no bairro de Fourways, em Joanesburgo.

A informação foi divulgada pelo porta-voz da polícia sul-africana, Brig. Athlenda Mathe, através do jornal “News 24”.

As investigações da equipe anti-sequestro da polícia haviam sido iniciadas após o rapto de um cidadão paquistanês, cuja identidade não foi revelada, ainda sob a tutela da gangue. Este empresário é fornecedor atacadista para diversas lojas na província sul-africana de Gauteng, tendo a família do sequestro recebido um pedido de resgate de 27 milhões de rands, aproximadamente 1.5 milhões de dólares.

A polícia seguiu os rastros dos sequestradores até um complexo residencial em Midrand, onde conseguiu prender dois suspeitos e apreender dois veículos, um Mercedes Benz e um Pajero. A perseguição prosseguiu até Fourways, onde, diante da resistência, os agentes de segurança abateram o indivíduo que acreditavam ser o líder da gangue, identificado como Mauro Mucambe Junior, de 40 anos.

Recomendado para si:  Israel começa retirada de tropas de áreas urbanas de Gaza

Mathe confirmou que Mauro Mucambe Junior era um dos principais responsáveis por sequestros em Moçambique, com um mandado de captura emitido em Maputo em Agosto de 2024. Na operação, a polícia recuperou uma arma de fogo dotada de munições, quatro telemóveis e quatro cartões bancários.

As autoridades afirmaram ter total confiança no trabalho da equipe anti-sequestro para resgatar o empresário em cativeiro.

Desde Janeiro do ano passado, foram realizadas mais de 170 detenções relacionadas a sequestros, com a recuperação de mais de 1.2 milhões de rands e a libertação de mais de 100 vítimas, principalmente em Gauteng. Mais de 40 veículos utilizados em crimes de sequestro também foram apreendidos pela equipa.