As intensas chuvas que têm afectado a região de Nampula resultaram na Barragem de Nampula atingindo 100% da sua capacidade, enquanto a Barragem de Nacala também chegou a este limite. A Barragem de Mugica, por sua vez, encontra-se a cerca de 93% da sua capacidade.
Essas informações foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) na província de Nampula, que atribui as chuvas a uma tempestade tropical moderada, conhecida como Fitya.
A delegada provincial do INGD, Anacleta Botão, destacou que os níveis de água nas bacias dos rios Lúrio e Meluli estão a aumentar, o que eleva o risco de inundações nas zonas ribeirinhas. Em resposta a esta situação, já foi efectuado o pré-posicionamento de meios para garantir uma pronta resposta em caso de emergência. “Já fizemos o pré-posicionamento para que, em caso de alguma situação, possamos, em até 72 horas, fazer intervenções pontuais”, afirmou Botão.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê que, nos próximos dias, a precipitação cumulativa nos distritos costeiros varie entre 100 e 150 milímetros, à medida que a tempestade Fitya se desloca em direcção a Madagáscar. A instituição também alerta para a continuidade de chuvas e ventos fortes em toda a região norte de Moçambique.
As autoridades apelam às populações que residem em zonas ribeirinhas e a jusante das barragens para que se mantenham atentas às informações oficiais e sigam rigorosamente as orientações das equipas locais de protecção civil, dada a gravidade da situação.
















