A província de Gaza encontra-se em estado de alerta face a uma alarmante sequência de assassinatos que tem deixado a população em estado de temor.
Residentes de Xai-Xai, conhecida como a “terra prometida”, manifestam a sua inquietação após o brutal assassinato de um cobrador de 39 anos, cujo corpo foi encontrado com os órgãos genitais extraídos. Desde Maio, já foram reportados nove casos similares nesta região.
A situação, que tem dominado as manchetes locais nas últimas três semanas, regista uma preocupante escalada de crimes em circunstâncias obscuras. O mais recente incidente ocorreu em Xai-Xai, onde a comunidade expressa indignação e receio. Rosalina Hombe, chefe do bairro, afirmou: “Que sejam parcelados estes terrenos ociosos, que têm sido esconderijo para malfeitores. Hoje temos esta morte. Não sabemos se o assassinaram aqui ou apenas vieram deixar o seu corpo”.
A vítima, sequestrada no dia 25 de Maio na paragem “Madagáscar”, foi encontrada morta, o que confirma a suspeita sobre a actuação de gangues armadas que utilizam catanas para assaltos, agressões e homicídios. Este clima de insegurança tem intensificado o medo entre os moradores.
Os habitantes de Mbalanine manifestam a sua indignação em relação à Polícia da República de Moçambique (PRM), acusando-a de ineficiência no combate à crescente criminalidade, que eles atribuem à existência de terrenos ociosos.
Em resposta, o porta-voz da PRM em Gaza afirmou que as investigações estão em curso e apelou à colaboração da população na luta contra este fenómeno criminal.