Internacional Seis mortos em ataques atribuídos a dissidentes das FARC no sul da...

Seis mortos em ataques atribuídos a dissidentes das FARC no sul da Colômbia

Pelo menos seis pessoas perderam a vida em uma série de ataques ocorridos no sudoeste da Colômbia, supostamente perpetrados por dissidentes do Estado Maior Central (EMC), originários das extintas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). 

Os ataques são liderados por Néstor Vera Fernández, conhecido pelo nome de ‘Iván Mordisco’.

O director da Polícia Nacional, general Carlos Fernando Triana, confirmou em declarações à Blu Radio que entre as vítimas estão dois agentes da polícia. A agência de notícias Europa Press reportou que os ataques afectaram pelo menos 18 municípios nas regiões de Cauca e Vale do Cauca, incluindo Cali, a capital deste último departamento.

Os episódios de violência coincidem com o aniversário da morte de Leider Johani Noscue, conhecido como ‘Mayimbú’, líder dissidente das FARC, que foi abatido em uma operação do Exército há três anos. O general Triana lamentou que os ataques estejam a ocorrer “em homenagem a esse criminoso”, referindo-se aos agressores como delinquentes.

A onda de violência teve início por volta da meia-noite em Corinto, Cauca, com a explosão de um carro-bomba, seguida de ataques armados a uma esquadra de polícia. A violência alastrou-se a outras localidades do sudoeste colombiano, como Timbiquí, Buenos Aires e Caloto.

Recomendado para si:  Líderes mundiais aplaudem acordo de paz entre Israel e Hamas

Em Guachinte, uma área rural do município de Jamundí, no Vale do Cauca, pelo menos quatro pessoas foram mortas. Em Cali, várias esquadras policiais foram alvo de artefactos explosivos, resultando na morte de pelo menos dois civis.