O Qatar anunciou a reabertura do seu espaço aéreo, após o ataque realizado pelo Irão contra a base militar dos Estados Unidos em Al-Udeid.
A informação foi divulgada pela Autoridade Geral de Aviação Civil do Qatar através da rede social X (anteriormente conhecida como Twitter), onde se lê que “o tráfego no espaço aéreo do Estado do Qatar está de regresso à normalidade”.
O ataque iraniano, reivindicado pelo governo de Teerã, visou a base de Al-Udeid, uma das principais instalações militares norte-americanas no Médio Oriente. O Irão justificou a ação como uma retaliação aos bombardeamentos efectuados pelos EUA contra as centrais nucleares de Fordo, Natanz e Isfahan, ocorridos no domingo.
O major-general Shayeq Al Hajri informou que o Irão lançou 19 mísseis contra a base aérea, embora não tenha havido registo de vítimas. Esta informação contrasta com a declaração do presidente norte-americano, Donald Trump, que mencionou que 14 mísseis foram disparados, dos quais 13 foram interceptados e um foi deixado passar por não representar ameaça.