O Papa Leão XIV fez um apelo significativo à paz e ao diálogo, durante a oração do “Regina Coeli”, realizada na Praça de São Pedro, onde mais de 80 mil fiéis se reuniram para celebrar o Jubileu dos Movimentos, Associações e Novas Comunidades.
Dirigindo-se aos líderes mundiais, o Papa exortou os governantes a terem a coragem de estabelecer caminhos de diálogo, especialmente em áreas afectadas por conflitos. Segundo informações do Notícias ao Minuto, ele enfatizou que apenas um “coração pacífico” é capaz de promover a paz, seja em ambientes familiares, sociais ou nas relações internacionais.
Na sua homilia, o Papa reafirmou a importância do amor como um meio essencial para superar divisões e preconceitos. “Onde há amor, não há espaço para muros ou distâncias que nos afastem uns dos outros. As guerras que assolam o mundo são um reflexo trágico da ausência desse amor”, declarou, enfatizando a necessidade de construir um mundo mais unido e pacífico.
No sábado, durante a Vigília de Pentecostes, Leão XIV reiterou sua mensagem de paz, afirmando que a harmonia poderá ser restabelecida caso a humanidade abandone comportamentos egoístas e predatórios. “Num mundo dividido, o Espírito Santo nos chama a caminhar juntos. Quando deixarmos de agir como predadores e passarmos a viver como peregrinos, a terra encontrará descanso, a justiça prevalecerá e os pobres se alegrarão”, afirmou o Papa.