O secretário de Estado da província de Manica, Lourenço Lindonde, apelou aos novos administradores distritais para servirem de exemplo na gestão pública, enfatizando a importância de conduzir os destinos dos seus distritos em direcção ao desenvolvimento.
A declaração foi feita durante a cerimónia solene de empossamento de sete administradores, realizada na segunda-feira, em Chimoio.
Os novos administradores são Teresa Duque, que assume o distrito de Tambara; Paulo Raposo, para Manica; Albano Muiambo, em Macossa; João Amade, no Guro; Bruno Patreque, em Báruè; Abdul Zacarias para Mossurize; e Admira Chitsumba, que estará à frente do distrito de Vanduzi.
Lindonde sublinhou a necessidade de integridade e afastamento de práticas que possam comprometer a imagem do Estado. “Dirigentes exemplares e longe de qualquer acto corrupto” é o que se espera, frisou, referindo que os novos administradores devem ser verdadeiros promotores do desenvolvimento e da melhoria da gestão pública na sua relação com a população.
O secretário de Estado destacou que o desenvolvimento dos distritos está intrinsecamente ligado ao empenho de cada administrador e à capacidade de atrair projectos que gerem emprego e impulsionem a economia local. “Devemos deixar os interesses pessoais afastados e ter sempre em mente que a nossa missão é servir a população”, declarou.
Lindonde também recordou que estes administradores irão desempenhar funções em comissão de serviço, salientando que o sucesso da sua gestão dependerá da união de esforços e dedicação. O secretário fez um apelo para que a nova equipa ouvida, aprenda e tome decisões com humildade, sempre conforme os instrumentos legais.
No final da cerimónia, foi dirigido um agradecimento aos administradores cessantes, destacando que a sua contribuição continua a ser relevante na sociedade. A província de Manica conta com doze distritos, dos quais dois administradores manterão os seus cargos enquanto outros foram transferidos.