Internacional Mais de 30 mortos e 170 feridos em ataque a centro de...

Mais de 30 mortos e 170 feridos em ataque a centro de ajuda humanitária em Gaza

Testemunhas oculares relataram que as forças israelitas dispararam contra multidões a cerca de um quilómetro de um local de assistência gerido por uma fundação apoiada por Israel.

O governo de Gaza, controlado pelo Hamas, reagiu de forma veemente, declarando que “as forças de ocupação israelitas cometeram um novo massacre contra civis esfomeados que se tinham reunido em pontos designados para a distribuição da chamada ‘ajuda humanitária'”.

A Defesa Civil de Gaza informou que as equipas de socorro não conseguiram aceder ao local do ataque “devido ao perigo extremo”, dado que as forças israelitas abriam fogo nas zonas próximas dos centros de distribuição.

“Está provado pelo sangue, por testemunhas oculares, por relatórios de campo e até por avaliações internacionais que o projecto de ‘distribuição de ajuda humanitária através de zonas tampão’ é uma iniciativa falhada e perigosa”, acrescentou o governo do Hamas, em clara crítica à abordagem da distribuição de ajuda.

Por sua vez, as Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmaram que “não têm conhecimento de ferimentos causados por fogo militar israelita no local de distribuição de ajuda humanitária”.

Recomendado para si:  Sismo de 7,4 na ilha de Mindanau gera desabamentos e alerta de tsunami