O Embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Mauro, expressou optimismo em relação ao potencial do país para impulsionar a sua economia e desenvolver a sociedade, realçando a importância da sua população jovem.
Durante uma breve conversa com a imprensa, realizada após um encontro de cortesia com o Presidente da República, Daniel Chapo, Moura sublinhou a necessidade de investimento na formação e educação das crianças, adolescentes e jovens como chave para a implementação bem-sucedida de programas e estratégias de desenvolvimento.
Este encontro tivera como propósito a apresentação de cumprimentos de despedida, uma vez que o mandato de Moura em Moçambique está prestes a expirar. O diplomata português afirmou: “Moçambique tem um grande futuro pela frente; e digo isto de forma muito franca porque basta olhar para a pirâmide etária em Moçambique; se há coisa que não falta em Moçambique é uma população jovem.”
Moura defendeu que o país possui as condições necessárias para avançar, desde que se aposte firmemente em educação e formação. Portugal, segundo o embaixador, está preparado para fortalecer a cooperação bilateral em áreas estratégicas, especialmente no sector da educação.
O embaixador elogiou a dinamismo dos moçambicanos, que têm se destacado nas artes, ciências e cultura. Em relação ao ambiente de negócios, Moura considerou que Moçambique já apresenta condições favoráveis para potenciar a sua economia, particularmente em parceria com Portugal, e para continuar a promover a paz.
“Estou convencido de que o ambiente de negócios já melhorou em Moçambique e que esta tendência vai continuar, uma vez que a abertura do país ao exterior é essencial para o seu fortalecimento como democracia e economia de mercado, tanto na região da África Austral como a nível global,” afirmou.
António Costa Mauro entregou as suas cartas credenciais ao ex-Presidente Filipe Nyusi em Março de 2021. Actualmente, vivem em Moçambique cerca de 25 mil cidadãos portugueses.