Sociedade Autoridades em Nampula lançam campanha para erradicar a venda informal de combustível

Autoridades em Nampula lançam campanha para erradicar a venda informal de combustível

A Direcção Provincial de Recursos Minerais e Energia (DPRME) em Nampula deu início a uma campanha de sensibilização destinada a todos os operadores ilegais de combustível, exigindo que regularizem as suas actividades até ao dia 20 de Julho. 

Esta iniciativa visa formalizar o sector informal de combustíveis que proliferou em bermas de estradas, esquinas e mercados da cidade e de diversos distritos, onde se comercializa gasolina e gasóleo sem qualquer supervisão técnica ou respeito pelas normas de segurança.

“Não queremos mais combustível na rua. O prazo termina no dia 20 de Julho. A partir daí, iniciaremos a fase de recolha obrigatória em toda a província”, alertou um fiscal da DPRME.

De acordo com uma publicação do Jornal Rigor, os fiscais destacam que uma parte significativa do combustível vendido informalmente é adulterada, apresentando riscos graves tanto para os veículos como para a segurança pública. A solução proposta pela DPRME consiste na organização dos vendedores em associações legalmente constituídas, com a devida inscrição na instituição e licenciamento formal da actividade.

Recomendado para si:  UCM destaca diálogo político inclusivo como pilar para a paz e o progresso de Moçambique

A Polícia da República de Moçambique (PRM) está a apoiar a campanha e a monitorar as acções no terreno.